Login >
NOSSOS SERVIÇOS

Nosso foco principal é a Audiologia e somos especializados em exames ocupacionais. Em nossos atendimentos realizamos audiometria ocupacional, espirometria e acuidade visual.
Além disso, realizamos também exames de timapanometria/impedanciometria, audiometria tonal e vocal, triagem auditiva neonatal, avaliação do processamento auditivo central e seleção, indicação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora.
Os procedimentos de execução dos exames estão em consonância com a Portaria 19 do Ministério do Trabalho que trata das diretrizes e parâmetros mínimos de avaliação.
Os consultórios para realização dos exames, bem como as cabines são acusticamente tratados de acordo com padrões estabelecidos pelo IMETRO. Nossos equipamentos são devidamente calibrados segunda as normas ANSI/316/1969 com seus respectivos certificados de calibração e qualidade. Trabalhamos com a última versão do software mais utilizado em audiologia, o WINAUDIO, que nos possibilita emitir laudos de acordo com o método avaliativo desejado. Os exames podem também ser realizados fora de nossas dependências desde que as condições sejam ideais.

Audiologia Clínica
A audiologia engloba exames de audiometria tonal, uma exame subjetivos que avalia o grau e tipo de perda auditiva e audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana, que têm por objetivo avaliar a condição da audição humana. Através desses exames é possível detectar anormalidades auditivas e medir o tipo de alteração e o grau da perda. Além disso, a partir dos resultados é possível orientar o indivíduo sobre medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento da perda.
Esses exames são feitos com o paciente dentro de uma cabine acústica, visando isolá-lo do ruído ambiental e utiliza um equipamento chamado audiômetro.

Audiologia Ocupacional
Na audiologia ocupacional, são utilizados os mesmos exames que na audiologia clínica, porém mudam os padrões. Na audiologia ocupacional, nosso objetivo, além de verificar a audição dos candidatos é promover a saúde auditiva dos mesmos por meio de exames regulares, bem como palestras sobre ruído ocupacional e uso de equipamento de proteção individual.
Além disso, estamos baseados na Portaria 19 do Ministério do Trabalho que regulamenta a atividade.

Avaliação do Processo Auditivo
Processamento auditivo se refere aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de eventos sonoros. Estes processos acontecem no sistema auditivo periférico e no sistema auditivo central. É desenvolvido nos primeiros anos de vida, portanto é a partir da experienciação do mundo sonoro que aprendemos a ouvir.
Para avaliar o processamento auditivo central por meio de testes especiais comportamentais utiliza-se estímulos verbais (sílabas, palavras e frases) e não verbais especialmente gravados em CD de modo a permitir a apresentação de sons com distorções. Estes estímulos sonoros são enviados ao indivíduo, que será avaliado, através dos fones de um audiômetro de dois canais acoplado a um “CD player” utilizando uma cabina acústica.
O objetivo da avaliação do processamento auditivo central é medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e não verbais em condição de escuta difícil. Desta forma, pode-se inferir sobre a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis; determinar as inabilidades auditivas, ter um parâmetro de medida quantitativo da qualidade da audição e contribuir no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos da comunicação oral e escrita.

Teste da Orelhinha
É um exame realizado com bebês ainda na maternidade ou nos seus primeiros dias de vida.
O teste da orelhinha, que também é chamado de otoemissões acústicas, é um teste objetivo que não necessita de resposta do bebê, é indolor e não invasivo.
Seu objetivo é verificar a capacidade auditiva do neonato e identificar, precocemente, possíveis alterações na audição do bebê.

IMPEDANCIOMETRIA/TIMPANOMETRIA
SELEÇÃO, INDICAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE AASI
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
ACUIDADE VISUAL
ESPIROMETRIA
ELETROCARDIOGRAMA

Tel.: (21) 2210-1843 | E-mail: contato@cedapaudiologia.com.br
Banana Studio